segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Atividade 8


Informe quando chegou o primeiro computador no Brasil. 

31 comentários:

  1. O primeiro computador a chegar no Brasil foi o Univac-120 em 1957 sendo adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, Era usado para calcular o consumo de água da cidade de São Paulo. Era composto por 4500 válvulas e realizava 12 mil somas ou subtrações e 2400 multiplicações e divisões por minuto. Ocupava um andar inteiro. Resposta Aluno Ferreira. Fonte da pesquisa: http://www.din.uem.br/museu/hist_nobrasil.htm

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Profe!

    O computador começou a ser feito em 1943, para auxiliar o exército Norte Americano na Segunda Guerra Mundial, para fazer cálculos. Pesava 30 toneladas e 180m2 de área construída.
    Já no Brasil, chegou por volta de 1957 adquirido pelo Governo de São Paulo. O Univac - 120, era para calcular o consumo de água da capital.

    Fonte de pesquisa:www.museudocomputador.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa noite...

    O primeiríssimo computador foi adquirido pelo governo do Estado de São Paulo, em 1957: um Univac-120 que era usado para calcular o consumo de água da capital.

    ResponderExcluir
  4. Univac-120, o primeiro computador no Brasil, adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, era usado para calcular todo o consumo de água na capital. Ocupava o andar inteiro do prédio onde foi instalado. Equipado com 4.500 válvulas, fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo.

    Fontes:
    http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/linha-do-tempo-informatica-no-brasil.html

    http://www.museudocomputador.com.br/hist_histbrasil.php

    ResponderExcluir
  5. O primeiro computador foi adquirido pelo governo do Estado de São Paulo, em 1957: um Univac-120 para calcular o consumo de água da capital. Equipado com 4.500 válvulas, fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo.

    Fonte:http://www.mci.org.br/linhatempo/index.html
    http://www.museudocomputador.com.br/hist_histbrasil.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Bokão, mesmo você respondendo com suas palavras é importante citar a fonte.

      Excluir
  6. Em 1957, um Univac-120, adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, era usado para calcular todo o consumo de água na capital. Ocupava o andar inteiro do prédio onde foi instalado. Equipado com 4.500 válvulas.

    ResponderExcluir
  7. O primeiro computador chegou no Brasil em 1957 e foi adquirido pelo governo do estado de São Paulo. Este era um Univac-120 para calcular o consumo de água da capital. Equipado com 4.500 válvulas que tinha como objetivo fazer 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  8. O primeiro computador chegou no Brasil 1957, que foi um Univac-120 adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, para ser usado para calcular todo o consumo de água na capital. Ocupava o andar inteiro do prédio onde foi instalado,era equipado com 4.500 válvulas, fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta correta e oportuno a citação das operações Valdiriana.

      Excluir
  9. Professor, concordo com os meus colegas e fiz uma pesquisa neste site.
    http://www.din.uem.br/museu/hist_nobrasil.htm
    Tem tudo bem explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito bom se você tivesse explicado com suas próprias palavras e citado o site, Arlete.

      Excluir
  10. comprado pelo governo do estado de sao paulo o primeirissimo foi o Univac-120 para calcular o consumo de água da capital.

    ResponderExcluir
  11. A informática brasileira desenvolveu-se em duas etapas. A primeira, de 1958 até 1975, caracterizada pela importação de tecnologia de países de capitalismo avançado, principalmente dos Estados Unidos. No ano de 1957-Chegou um Univac-120, o primeiro computador no Brasil, adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, era usado para calcular todo o consumo de água na capital. Ocupava o andar inteiro do prédio onde foi instalado. Equipado com 4.500 válvulas, fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  12. o primeiro computador a chegar no Brasil comprado pelo governo do estado de são paulo o primeirissimo foi o Univac-120 para calcular o consumo de água da capital. Equipado com 4.500 válvulas, fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisões, no mesmo tempo.
    http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/16319

    ResponderExcluir
  13. Acredito que em 1957,o Governo do Estado de São Paulo adquiriu um modelo Univac-120,era usado para calcular todo o consumo de água na capital. O curioso era que ocupava o andar inteiro do prédio onde foi instalado. Fazendo 12 mil somas ou subtrações por minuto e 2.400 multiplicações ou divisõe isso por causa de suas 4.500 válvulas dando total competênsia para a época.

    ResponderExcluir
  14. A informática brasileira desenvolveu-se em duas etapas. A primeira, de 1958 até 1975, caracterizada pela importação de tecnologia de países de capitalismo avançado, principalmente dos Estados Unidos. O processamento eletrônico de dados era realizado basicamente em computadores de grande porte, localizados em grandes empresas e universidades, bem como em órgãos governamentais e agências de serviços.

    http://www.din.uem.br/museu/hist_nobrasil.htm

    ResponderExcluir
  15. Computador: seu histórico, sua evolução e funções;

    Os primeiros computadores da década de 1940 possuíam somente dois níveis de linguagem de programação: o nível da linguagem de máquina, no qual toda a programação era feita, e o nível da lógica digital, onde os programas eram efetivamente executados. Com Wilkes, em 1951, surgiu a ideía de se projetar um computador a três níveis, a fim de se simplificar o hardware. Esta máquina tinha um programa denominado interpretador armazenado permanentemente, cuja função era executar os programas em linguagem de máquina. O hardware assim poderia ser simplificado: teria apenas que executar um pequeno conjunto de microinstruções armazenadas, ao invés de todo o programa em linguagem de máquina, o que exigia menos circuitos eletrônicos. A partir daí começam a evoluir as linguagens e as arquiteturas das máquinas, impulsionadas, principalmente, pelo aparecimento de um novo conceito na História da Computação: os Sistemas Operacionais.

    ResponderExcluir
  16. 2º)questão

    O MONITOR deixa ver tudo o que fazemos no computador: textos, desenhos,
    tabelas, gráficos, e muitas
    outras coisas . É uma unidade de saída de informação.
    O TECLADO serve para escrever coisas, utilizado basicamente para digitação dos dados (entrada) que são
    enviados e salvos no computador. e o MOUSE que em português, quer dizer "rato" . Com ele, você mostra
    ao computador o que deve ser feito. O mouse e teclado são considerados unidades de entrada de
    informação
    O GABINETE que pode ser em torre igual à imagem acima ou vertical é onde fica armazenada a CPU que
    é o 'coração' do computador. É uma caixa onde o computador guarda todos os programas que as pessoas
    colocam, todos os trabalhos que fazem e ficam gravados, e tudo o que está na sua memória.Temos a placa
    principal, o processador, memória e outras placas (som, vídeo, fax modem), o Disco Rígido, onde ficam
    todos os programas que são instalados e os drivers (disquete, Cd-rom, DVD, etc) estes são chamados de
    unidades de memória.

    ResponderExcluir
  17. 3º) questão
    O Windows 7, ou Windows Seven, é o mais novo sistema operacional da Microsoft (Para quem não sabe Sistema Operacional é um programa básico que controla todo o computador, em outras palavras sem um sistema operacional o computador é um monte de materiais eletrônicos sem utilidade), que veio substituir o Windows Vista e conta com várias surpresas, começando pelos requisitos básicos que são menores que os do seu predecessor, fato inédito até então na família Windows.

    ResponderExcluir
  18. 4º) questão
    O Linux Educacional 3.0 foi baseado em uma distribuição GNU/Linux Kubuntu. Desenvolvida pelo MEC para ser usada em laboratórios de informática, essa versão possui interface gráfica KDE, uma identidade visual simples e intuitiva; aplicativos educacionais personalizados; ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais; repositório Debian e ferramentas de produtividade.


    ResponderExcluir